Hard skills vs soft skills: a combinação ideal para o sucesso profissional

Por Luciana Pirk 08/05/2023

Sabemos que hoje em dia, a comunicação é um aspecto crucial no mercado de trabalho e ter habilidades em outros idiomas pode ser um grande diferencial na hora de conseguir um emprego ou crescer na carreira. Mas não basta apenas ter conhecimento técnico em uma determinada área, as empresas também estão cada vez mais interessadas em pessoas com habilidades interpessoais, as chamadas soft skills.

De acordo com uma pesquisa da Harvard University, 80% das demissões são causadas por falta de habilidades interpessoais, ou seja, as soft skills. Isso demonstra o quão importantes são essas habilidades para o sucesso profissional e a importância de desenvolvê-las.


Mas o que são exatamente hard e soft skills e como elas podem impactar sua carreira?


Hard skills

Habilidades técnicas, que você pode aprender em um curso específico ou em uma formação acadêmica. São habilidades mais tangíveis e que podem ser facilmente mensuráveis.

Por exemplo, saber programar em uma determinada linguagem, dominar a matemática financeira, ou ter conhecimentos avançados em Photoshop são exemplos de hard skills.


Soft skills

Já as soft skills são habilidades comportamentais, que estão relacionadas à personalidade e à forma como você se relaciona com outras pessoas. Essas habilidades são mais difíceis de mensurar e desenvolver, mas são igualmente importantes no mercado de trabalho.

Saber trabalhar em equipe, ter capacidade de liderança, ser resiliente e ter uma boa comunicação são exemplos de soft skills.


De acordo com uma pesquisa da Society for Human Resource Management, 92% dos entrevistados afirmaram que as soft skills são igualmente ou mais importantes do que as habilidades técnicas para o sucesso na carreira.


A combinação de ambas é essencial para ter sucesso na carreira.

Ter um grande conhecimento técnico pode ser útil, mas sem habilidades interpessoais, pode ser difícil trabalhar em equipe ou lidar com clientes. Por outro lado, ter apenas soft skills pode ser insuficiente para desempenhar uma tarefa específica.

Ao buscar preparação para entrevistas de emprego em outros idiomas, é importante lembrar que você não deve focar apenas na parte técnica da língua, mas também em desenvolver suas habilidades interpessoais. Saber se comunicar bem, ter uma postura profissional e mostrar habilidades interpessoais pode ser decisivo para conseguir uma vaga de emprego.


De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, os funcionários com fortes habilidades interpessoais produzem 50% a mais de vendas do que aqueles com habilidades interpessoais fracas.


Na Idion, entendemos que aprender um idioma não se resume apenas em memorizar palavras e regras gramaticais, mas sim em desenvolver habilidades interpessoais e se comunicar de forma eficaz. Por isso, nossas aulas vão além do ensino da língua em si, abrangendo também habilidades interpessoais que podem ajudá-lo a ter sucesso em sua carreira.

Se você está procurando aulas preparatórias para entrevistas de emprego em outros idiomas, lembre-se de que o desenvolvimento de habilidades interpessoais é tão importante quanto o conhecimento técnico. Na Idion, temos o compromisso de ajudar nossos alunos a se desenvolverem tanto em termos de hard skills quanto de soft skills.

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