O Sonho de Trabalhar na Europa como Engenheiro: A História do André

Por Luciana Pirk 07/03/2024


Nesta edição de histórias notáveis de carreira, destacamos André Andreatta Germano, um engenheiro aeroespacial cuja proficiência em inglês e alemão catalisou uma carreira notável desde o Brasil até a Alemanha. André nos oferece uma visão íntima de como suas habilidades linguísticas foram essenciais não só para avançar em sua posição na renomada Airbus, mas também para trabalhar na Europa, adaptando-se e prosperando em um novo continente, ampliando significativamente sua vida pessoal e profissional.


Entrevista com André Andreatta Germano

1. André, como a busca por fluência em inglês e o aperfeiçoamento na IDION contribuíram para o seu sucesso na engenharia aeroespacial, tanto no Brasil quanto na sua transição para a Alemanha?

"Ter estudado na IDION foi um passo muito importante para mim e minha carreira. Apesar de já usar o inglês no trabalho, eu não tinha a confiança necessária, especialmente em diálogos e situações em que a interação era necessária. Com as aulas e método usados, ganhei a confiança, o conhecimento e a fluência que eram exigidas pela minha profissão. Ao me mudar para a Alemanha, senti-me muito confortável com o uso do inglês, o que me ajudou muito nessa transição."


2. Aprender alemão após se mudar para a Alemanha deve ter sido um grande passo. Como você gerenciou esse aprendizado enquanto se adaptava à nova cultura e continuava avançando na sua carreira?

"Apesar da mudança para a Alemanha ser algo que já vinha desejando desde criança, não havia me esforçado até então para aprender o idioma alemão. Portanto, houve muitas dificuldades no começo da adaptação. Frequentei os cursos do idioma onde pude aprender um vocabulário e gramática. Porém, não estranhamente e como aconteceu com o inglês, não sentia a confiança para falar e isso acabava me limitando no dia a dia. Foi nesse momento que procurei novamente a IDION pois o método e a postura dos professores me ajudaram muito a ganhar essa confiança no inglês, e agora seria com o alemão. Além da flexibilidade do horário, sentia-me à vontade para falar e errar, aprender, e assim aprimorar, ganhando a confiança que faltava."


3. Sua carreira teve momentos em diferentes áreas, como engenharia automotiva e startups, antes de retornar à engenharia aeroespacial na Airbus. De que forma a fluência em inglês e o conhecimento em alemão influenciaram essas oportunidades e transições?

"Acredito que todos nós já ouvimos falar que o inglês é necessário no mundo atual. Hoje, eu iria até além: os recrutadores já assumem que você fala inglês. O mundo corporativo já espera que você tenha essa competência, como já se assume que você sabe quanto é 2 + 2. Na Alemanha, existem pessoas de todos os lugares do mundo trabalhando nas empresas: indianos, americanos, ingleses, italianos, espanhóis, turcos, etc. Claro que o inglês se torna a língua com que todos se comunicam. Contudo, ainda estamos na Alemanha e a comunicação da empresa muitas vezes é em alemão, seja por e-mails, reuniões corporativas, etc., além, é claro, do dia a dia fora do trabalho, como ir a um médico, comprar uma roupa nova, etc. Acredito que o domínio e a confiança me ajudaram enormemente em minha carreira pois, nas entrevistas, pude me expressar sempre com clareza, com um vocabulário um pouco mais complexo, demonstrando então o domínio do idioma e que este não seria uma barreira em momento algum."


4. Atuando na Airbus como Senior Software Integration Engineer, você enfrenta desafios técnicos em um contexto multicultural. Como as competências linguísticas em inglês e alemão ajudam você a superar esses desafios e a colaborar efetivamente com equipes internacionais?

"Como disse, as equipes na Alemanha são sempre muito diversas, havendo pessoas de muitos lugares, culturas e idiomas diferentes. Ou seja, naturalmente existem diferenças culturais e barreiras, porém não pode existir em momento algum a barreira linguística, pois tudo deve ser muito bem discutido, entendido e executado. Conversar com pessoas de diferentes países é desafiador pois todos temos um background diferente, que resulta em vocabulários, sotaques, modos de falar diferentes. Então, saber se expressar bem e claramente, e saber ouvir e entender o que se é falado se torna mais do que essencial."


5. Poderia compartilhar como o domínio do inglês e do alemão impactou sua vida fora do ambiente de trabalho na Alemanha? Há alguma experiência em particular onde esses idiomas foram essenciais?

"Ter a oportunidade de viajar e vivenciar outros países é maravilhoso. Porém, a experiência só é completa se você consegue se comunicar, vivendo a cultura mais de perto e não somente através de um tradutor. Falar e compreender bem o inglês me trouxe não somente a oportunidade profissional, mas também abriu a porta do mundo para mim. O inglês é amplamente falado pelo mundo. Já estive em lugares que nunca imaginei que estaria e em todos eles consegui me comunicar com as pessoas usando inglês. Até em países que não esperava, como Cazaquistão, Uzbequistão, Jordânia, Geórgia, o inglês era, com algumas limitações, falado. E, como disse anteriormente, falar o alemão trouxe-me uma maior qualidade de vida e melhor adaptação pois o dia a dia se tornou mais fácil. A mesma rotina que tinha no Brasil consegui ter na Alemanha, como ler um cardápio num restaurante, ir a um médico, ligar para reclamar da conta de internet."


6. Para aqueles engenheiros aeroespaciais que estão considerando uma carreira internacional e entendem a importância dos idiomas, que conselho você daria?

"Entender a importância do estudo de idiomas é o primeiro e mais importante passo. Aprendam bem o inglês, mas não fiquem somente nele. Avancem e aprendam um segundo ou terceiro idioma. Pode parecer estranho, mas aprender outros idiomas além do inglês, como o alemão e o italiano, acabaram me ajudando a compreender e usar ainda melhor o próprio inglês."


7. Quais aspectos da metodologia da IDION você considera que foram fundamentais para superar suas limitações no aprendizado de idiomas?

"Acho que posso acrescentar o que para mim foi o diferencial da IDION em relação a outros cursos: vocês souberam compreender minhas limitações não somente no idioma, mas também as pessoais, ajudando a vencer a timidez, trazendo assuntos que me interessavam bastante, deixando-me confortável em falar, criando um ambiente super acolhedor, cozy. Acho que o que trava muitas pessoas no aprendizado de línguas é o medo de errar e ser julgado, de se sentir intimidado. E vocês souberam muito bem como reverter isso, criando esse ambiente acolhedor que não parecia uma aula mas uma conversa entre amigos, assim pude me sentir confortável e o aprendizado fluiu muito bem."


Conclusão

A ascensão de André Andreatta Germano é um relato poderoso sobre como a fluência em idiomas é um pilar para uma carreira internacional bem-sucedida e um elemento-chave para trabalhar na Europa. Sua narrativa ressalta como o aprendizado de inglês e alemão, ajustado às demandas individuais, pode ser transformador, ultrapassando os limites profissionais e abrindo novos caminhos, tanto na esfera do trabalho quanto na integração cultural em países como a Alemanha.


Sobre a IDION

Na IDION, nosso compromisso é fornecer um ensino de idiomas que vai além das aulas convencionais,

impulsionando você a conquistar seus sonhos profissionais, como o de trabalhar na Europa. Nosso método personalizado é meticulosamente desenvolvido para atender às suas necessidades, sejam elas para avançar em carreiras desafiadoras como a engenharia aeroespacial ou para se integrar com sucesso em um novo país. Oferecemos cursos de inglês online, que são considerados por muitos como alguns dos melhores do mercado, além de cursos de alemão online, ambos fundamentais para quem busca oportunidades no mercado europeu.

Ao se matricular em nossos cursos de inglês ou curso de alemão, você estará não só se preparando para comunicar-se eficazmente, mas também para entender a cultura e as dinâmicas do local de trabalho europeu. Se você está se perguntando qual o melhor curso de inglês online, convidamos você a conhecer o método IDION, que combina flexibilidade, conteúdo personalizado e excelência pedagógica.

Visite materiais.idion.com.br/saibamais, conheça nossa metodologia e agende sua aula experimental para dar o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu. Seja para avançar na sua carreira ou para começar uma nova vida na Europa, a IDION é o seu trampolim para o sucesso global.

380 visualizações