5 perguntas mais comuns em Entrevistas de Emprego e como respondê-las

Por Luciana Pirk 29/04/2022

Uma parte essencial da preparação da entrevista é formular respostas para perguntas específicas. E há algumas perguntas padrão que surgem com frequência durante uma entrevista. Aqui estão cinco das perguntas mais comuns da entrevista, assim como o que o empregador está procurando em sua resposta.


 5 Perguntas mais comuns em Entrevistas de Emprego e como respondê-las


1. Fale-me sobre você

Esta é a mais previsível, mas às vezes a mais frustrante de todas as perguntas da entrevista. O entrevistador tem uma cópia do seu currículo na frente dela, então por que fazer a pergunta? Esta é simplesmente a sua oportunidade de se apresentar da melhor maneira possível.

 

Para melhores resultados:

  • Concentre-se em três ou quatro áreas do seu currículo que sejam relevantes para a vaga.
  • Seja conciso. Limite seu momento no centro das atenções a dois ou três minutos no máximo.
  • Mostre entusiasmo. Os gerentes de contratação adoram um candidato genuinamente interessado.
  • Não vá para o pessoal. Concentre-se apenas em suas realizações profissionais.

 

2. O que você sabe sobre a empresa?

Um elemento vital para a preparação da entrevista é pesquisar a empresa, incluindo seu histórico, estrutura e tendências atuais do setor. Os empregadores ficam mais impressionados com os candidatos que dedicaram um tempo para investigar minuciosamente sua marca. Para se destacar da concorrência, sempre verifique os comunicados de imprensa atuais ou as atualizações da empresa na manhã de sua entrevista para reiterar seu entusiasmo e interesse na função.

 

3. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Este é outro favorito da lista de perguntas e respostas da entrevista. Responder ao elemento de pontos fortes desta pergunta deve ser relativamente simples se você tiver analisado minuciosamente o anúncio de emprego e identificado as principais habilidades necessárias. Ao destacar seus pontos fortes pessoais que mais se aproximam das necessidades da empresa, você está enfatizando sua adequação para a função. Quando se trata de pontos fracos, restrinja-o a apenas um. Não é uma pergunta capciosa; todo mundo tem fraquezas. A chave é demonstrar sua vontade de trabalhar para melhorá-los. Admitir uma fraqueza também mostra um nível de autoconsciência.


4. Por que você quer deixar sua posição atual?/Por que você quer este emprego?

A maioria dos candidatos geralmente responde a essa pergunta descrevendo quais benefícios eles obterão ao aceitar um determinado emprego. O empregador idealmente quer saber não apenas o que a empresa pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela empresa. Quais aspectos de suas qualificações e experiência agregarão valor à organização se você receber esse trabalho? Se você está atualmente empregado, mas infeliz em sua função atual, é essencial se concentrar nos benefícios de se juntar ao empregador, em vez de quão terrível é sua situação. Uma atitude negativa é uma das principais razões pelas quais novos funcionários não conseguem ter sucesso em um novo emprego.

 

5. Onde você se vê daqui a cinco anos?

A menos que você tenha dado uma olhada em sua bola de cristal recentemente, é impossível dar uma resposta precisa a essa pergunta. O que o empregador está procurando é uma indicação de compromisso de longo prazo. Se você for o candidato preferido, o investimento deles será recompensado? Sua resposta deve implicar que você pretende permanecer e desenvolver sua carreira na empresa. Você também pode querer virar a mesa e perguntar ao gerente de contratação onde ele vê a empresa daqui a cinco anos.



Um dos pontos chaves para uma entrevista de sucesso é a preparação.

A habilidade de se comunicar com clareza e confiança é imprescindível em um processo seletivo. Sem essa competência, você não poderá fazer absolutamente nada que foi recomendado nesse post.

Lembre-se que a prática é a mãe da excelência. Treine, pratique, desenvolva essa habilidade.

E nós podemos te ajudar com isso.

Clique aqui para saber mais sobre nosso Preparatório Particular e Personalizado para Entrevistas de Emprego e agendar sua Aula Experimental totalmente gratuita.

Idiomas disponíveis: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Árabe e Português.

Venha conquistar com a gente!

44 visualizações